Uma parte da história de Jardim São Paulo

por: Gabriel Augusto / Fotos: Osvaldo Morais

Os bairros do Sudoeste do Recife (RPA 05) estão entre os últimos a serem incorporados à malha urbana da capital pernambucana. Sua história recente no contexto da cidade não significa que esta área antes não possuía qualquer uso ou ocupação humana. No período colonial, boa parte do que hoje é o território do Recife esteve ocupado pelo plantio da cana-de-açúcar, sendo a presença dos engenhos a principal marca na sua paisagem. Assim como outros bairros, a origem de Jardim São Paulo também está ligada a este passado colonial.

Pertencia o Engenho São Paulo a um conjunto de engenhos originados nas terras pertencentes, a partir da colonização, a Várzea do Capibaribe. Por este motivo, chamava-se o engenho situado onde hoje é o bairro de Jardim São Paulo como Engenho de S. Paulo da Várzea do Capibaribe. De acordo com Pereira da Costa, em seu livro Arredores do Recife, já em 1637 pertencia o engenho a Henrique Afonso Pereira, tendo como proprietário em 1770 Lourenço Cavalcanti de Albuquerque, pelo que se pode perceber a longevidade que teve a existência desta propriedade rural de grandes proporções num contexto em que o plantio da cana-de-açúcar se consolidara como principal atividade econômica colonial.

A incorporação dos terrenos de antigos engenhos à malha urbana da cidade se relaciona com o declínio da atividade açucareira e sua progressiva substituição por áreas residenciais e atividades industriais. Esta transição só se consolida efetivamente na primeira metade do séc. XX, pois até o final do séc. XIX a paisagem do que hoje é a Região Oeste do Recife era dominantemente rural. Em uma planta da cidade do Recife de 1870 é possível observar a existência não somente do Engenho São Paulo, como também dos engenhos Jiquiá, Curado e S. Francisco, todos em áreas onde hoje estão situados bairros da Região Oeste, alguns dos quais preservando os nomes das antigas propriedades rurais.

No caso do Engenho São Paulo, as antigas plantações de cana-de-açúcar foram substituídas por loteamentos com finalidade habitacional. O antigo engenho foi vendido em 1920. Segundo levantamento documental realizado pelo PIBID-História (Programa de Iniciação à Docência em História da UFPE), em novembro de 1947 a SOTERCOL (Sociedade de Terrenos e Construções LDTA.) iniciou a venda de lotes de terra que progressivamente deslocaria aquele terreno de uma atividade agrícola para um fim habitacional. Em outras palavras, o bairro de Jardim São Paulo como conhecemos hoje só viria a se consolidar de fato na segunda metade do séc. XX.

Paralelamente a compra dos loteamentos e construção de casas de alvenaria, acontecia também a ocupação de terras para a construção dos mocambos, habitações com estrutura menos firme, construídas por parte da população que não tinha condições de efetuar a compra de lotes de terra. Em Jardim São Paulo, parte importante deste processo de ocupação está representada por Planeta dos Macacos, comunidade que começou sua trajetória após a cheia de 1975 no Recife, tendo que se deslocar de outras áreas da cidade para o local atual. Em imagem de 1976, é possível perceber que uma parte expressiva do bairro ainda não estava ocupada por construções, diferentemente dos dias atuais.

No último censo demográfico, realizado em 2010, o bairro de Jardim São Paulo possuía mais de 31.600 habitantes, majoritariamente mulheres que eram naquela altura responsáveis diretas por cerca de 42% dos domicílios.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A praça de Jardim São Paulo concentrou diversas atividades, dentre as quais se destacam a presença da restaurantes e bares. Outra importante atividade é a feira do bairro, que ocorre todo fim de semana e já foi notícia aqui no Infornativo.

Para encontrar maiores informações sobre a história de Jardim São Paulo, os leitores do Infornativo podem consultar na internet o site desenvolvido pela equipe PIBID-História/UFPE/EREM Professor Trajano de Mendonça, que realizaram um resgate da história do bairro. Acesse http://historiajsprecife.wixsite.com/jsprecife e conheça o trabalho.

Deixe uma mensagem