Shopping Metropolitano e Ecocity Jiquiá em Stand-by

Havia uma pretensão dos empreendedores do Ecocity Jiquiá e do Shopping Metropolitano de Recife de iniciar as obras de construção em janeiro de 2014. Entretanto, até o presente momento isso não se efetivou em função de entraves ocorridos nos processos de liberação dos projetos pela Prefeitura de Recife. A expectativa dos empreendedores é de que após o evento da Copa do Mundo, provavelmente no mês de agosto tudo esteja resolvido para que sejam iniciadas as obras de terraplenagem do campo do Jiquiá, o que será de mais fácil execução após as chuvas do inverno.

Para quem não tem acompanhado as notícias nas edições anteriores deste jornal, o Ecocity Jiquiá e o Shopping Metropolitano são dois empreendimentos imobiliários projetados para serem construídos no bairro do Jiquiá, nos limites com os bairros de San Martin, Jardim São Paulo e Estância. Trata-se de um complexo imobiliário constituído por edifícios comerciais e prédios residenciais, ocupando 250 mil metros quadrados de área na Avenida Recife.

O Shopping Metropolitano de Recife terá 240 lojas, 5 salas de cinema e 1300 vagas para estacionamento. A parte residencial terá 30 torres com 21 pavimentos e área de lazer. O empresarial contará com 6 torres de 17 a 30 pavimentos, podendo receber cerca de 20 mil pessoas entre moradores, clientes , funcionários e fornecedores do núcleo empresarial.

Pelas fotos, podemos verificar a situação encontrada no campo do Jiquiá e nas vias do entorno, assim como mostraremos as intervenções que foram possíveis de serem feitas pela construtora.

Em setembro, a área estava sem cerca, com áreas naturais servindo como passagem para pedestres e automóveis, bem como havia o hábito dos moradores de usá-la como depósito de lixo. Os canais também estavam sujos, com muito lixo e poluídos.

No início do ano corrente, enquanto aguardava as liberações dos Projetos pela prefeitura, a empresa cercou, capinou e limpou parte do terreno.

Em abril, a Emlurb realizou a limpeza e desobstrução dos canais do campo e do Rio Jiquiá, retirando 200 toneladas de entulhos.

Na edição do mês de abril, apresentamos fotos que projetam como serão as obras de prevenção contra enchentes, com taludes nos canais e área gramada no entorno do empreendimento.

No mês de novembro apresentamos como é a mobilidade nas vias principais que circundam o campo do Jiquiá, com trânsito de autos e coletivos intenso. A situação permanece sem solução, que poderá ser resolvida ou amenizada se de fato concluírem as obras de requalificação e construção de novas vias por parte dos governos estadual e federal, além da melhoria do transporte público e criação de um sistema que beneficie e incentive o ciclismo seguro.

O projeto, previsto originalmente para 2016 poderá sofrer adiamento em face dos atrasos para que se dê início às obras, o que os representantes das empresas envolvidas esperam ser resolvidos com brevidade. No momento, se aguarda que o Plano Diretor de Drenagem e Hídrico de Recife, seja atualizado por uma Empresa de Projetos de Infra-estrutura , contratada pela prefeitura e consequentemente sua equipe técnica analise se os projetos do Ecocity Jiquiá e Shopping Metropolitano contribuirão para a melhoria da drenagem local, a fim de evitar inundações no empreendimento e nas residências do entorno em estações de chuvas.

 

 

5 Comments

  1. Esse prefeitinho frouxão já está conseguindo a façanha de fazer muita gente sentir saudades dos Joões PTralhas. Coitado do Recife, é como diz a cantiga da perua, “É de pior a pior”.

  2. ISTO E UMA VERGONHA TUDO E DEMORADO,QUE PREFEITURA SEM AÇAO,NOSSA FICA TUDO AI PARADO ,FAZENDO QUE PARADO OU VIAJANDO E O PROJETO DESTE PORTE ,SEM COMEÇA A CONSTRUI, ,NOSSA ,POIS VAI GERA MUITO TRABALHO, PREFEITO ACORDA,VAMOS LA,DEIXA OS INTERESSES POLITICOS PARA ATRAS,E VEJA ,QUE ESTE GRANDE EMPREDIMENTO ,VAI GERA MUITO TRABALHO, AGILIZE ,AÇAO,,

  3. prefeito,vamos liberal esta,obra e faze a drenagem do rio jiquia e pavimentaçao da mesma e ruas as arredores,pois este shopping e condominio,trara, emprego, e beneficios,parra varios moradores deste bairros e outro bairros,pois e um empreediementos gradioso,acorda prefeito geraldo julio,pois se fosse em boa viagem, ja tinha começado esta obra, atitude prefeito do recife,acorda, vamos la ,trabalhe para o pobre,nao so o rico,..

  4. Senhor prefeito sabemos que neste local reside em torno de mil e quinhentas familias na comunidade Zepelim no Jiquiá o que estar feito com essas famílias que ali reside onde elas irão morar o senhor pode responder essa simples pergunta atenciosamente gutembergue

  5. André Araújo Reply to André

    Pesquisando sobre o bairro de San Martín encontrei por acaso essa reportagem sobre o parque do Juquiá e me interessa muito saber a quantas andam essas liberações? Se é possível que esses empreendimentos saiam do papel num futuro próximo? Se aluguem do governo municipal ou estadual por acaso vê esse comentário e quiser me colocar a par desse assunto eu ficarei imensamente grato. Boa noite.

Deixe uma mensagem