O que comemorar em setembro!

OS COMUNICADORES

Setembro vem para comemorar a existência de alguns dos profissionais que fazem esse jornal. É sempre bom lembrar que a comunicação é uma ferramenta essencial para o exercício da cidadania. É a partir do serviço desses profissionais que o cidadão pode relacionar informações e desenvolver sua própria consciência crítica.

02 – Repórteres fotográficos | 29 – Anunciantes | 30 – Jornaleiros

A INDEPENDÊNCIA

Não se deve esquecer do dia 07 de setembro, nem tem como. Dia em que supostamente o Brasil se livrou das garras de Portugal. Saiu meio caro. O Brasil pagou a Portugal 2 milhões de Libras Esterlinas.

07 – Independência do Brasil

 

O MEIO AMBIENTE

Setembro também tem comemorações que tem como fundo a tomada de consciência com relação aos problemas sociais e ambientais.  Com relação ao meio ambiente, dados sobre o desmatamento no Brasil apontam que ainda é frequente a destruição de matas, como a mata Atlântica, que teve 18.433 hectares (ha), ou 184 Km² desmatados no período entre 2014 e 2015. Outro fator preocupante é a camada de ozônio, que protege o planeta da forte incidência dos raios solares. Isso é um grande risco. Um estudo feito no Brasil e nos Estados Unidos apontou que uma redução de 1% da camada de ozônio provocou o crescimento de 2,5% da incidência de melanomas.  O mês também lembra questões relacionadas a igualdade e alfabetização.

05-  dia da Amazônia | 06 – dia Internacional de ação pela igualdade da mulher | 08 – dia internacional da alfabetização | 16 – dia internacional de preservação da camada de ozônio | 21 – dia da árvore

A ARTE

As artes são expressões do quão sublime é o ser humano, de nossa capacidade de criar uma cultura. Daí que vem a necessidade de comemorar a existência delas. Este mês homenageia um dos ritmos que é considerado a “alma” do carnaval e da cultura de Pernambuco: o frevo. Viva mestre Zuzinha e outros mestres, como Capiba! Além disso, setembro também é o momento de render homenagem ao teatro.

14 – dia do frevo |  19 – dia do Teatro

A PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Óbvio dizer que as pessoas com deficiência são cidadãos que precisam de nossa atenção especial. Mas nem todo mundo vê assim, por isso, esse dia serve para lembrar dos direitos sociais que essas pessoas merecem ter. O principal direito é o respeito.

21 – o dia da luta nacional das pessoas com deficiência | 26 -dia nacional do surdo

O TRÁFICO HUMANO

Crianças e mulheres ainda são traficadas para exercerem trabalhos escravos. Dados de 2013 mostram que 254 pessoas foram vítimas deste crime.  São fatos que nos fazem lembrar de nosso passado colonial (primitivo), quando pessoas da Africa eram traficadas para o Brasil e forçadas a trabalhar em condições sub-humanas.Devemos lutar contra a escravidão e todo tipo de injustiça.

23 – dia Internacional contra a exploração sexual e o tráfico de mulheres e crianças | 28 – dia da lei do ventre livre (lei que foi um dos marcos iniciais para acabar com uma aberração existente no Brasil: a escravidão do povo negro)

INUSITADOS

Com objetivo de conscientizar as pessoas sobre uma das principais características que a humanidade deve ter para que haja o máximo de paz no planeta: compreensão.

17 – Dia da Compreensão Mundial | 21 – Dia do contra “Porque ninguém é obrigado a nada”.

Deixe uma mensagem