O que comemorar em agosto?

AS CONQUISTAS

Nossa sociedade, no Brasil e no mundo, ainda é muito desigual e injusta. Parece inacreditável, mas esse quadro já foi muito pior. O processo de  mudança social que buscou  trazer maior igualdade de direitos veio depois de muitas lutas e conquistas. Nesse sentido, o Infornativo destaca uma luta que ainda continua: a educação. Sabemos que ainda falta muito para a educação receber a devida importância e isso passa diretamente pela valorização do professor e outros profissionais da educação. O mês de Agosto tem datas para lembrar essa luta.

06 – Dia Nacional dos Profissionais da Educação

23 – Dia da Injustiça

26 – Dia Internacional da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e Dia Internacional da Igualdade da Mulher

A CULTURA

O mês de Agosto tem uma serie de datas voltadas para celebrar a importância da cultura para a sociedade no Brasil e no mundo. O destaque vai para a  Nordeste, que tem uma grande autenticidade em vários seguimentos culturais, indo desde a música e a dança, até aspectos da culinária e costumes típicos da região. Neste mês, também é comemorado o dia do capoeirista, o praticante da arte marcial que é um verdadeiro símbolo nacional e  teve sua origem associada à Bahia e outros estados do Nordeste. Confira as datas voltadas para a comemoração da cultura.

 

02 – Dia do início da Semana da Cultura Nordestina

03 – Dia do Capoeirista; 12 – Dia Nacional das Artes

17 – Dia do Patrimônio Histórico Nacional

18 – Dia da Revolução Cultural e Dia Mundial da Libertação Humana ; 19 -  Dia Mundial da Fotografia , Dia do Artista de Teatro ; 22 – Dia do Folclore

24 – Dia da Infância e Dia dos Artistas

OS POVOS INDIGENAS

A colonização das Américas pelos povos europeus pode ser descrita como um verdadeiro genocídio. Pesquisadores estimam que, até o ano de 1900, a população indígena tenha sido reduzida em 80%, após contato com os colonizadores. Isso se deu como consequência de doenças trazidas da Europa e, sobretudo, em função dos conflitos, que envolveram violento processo de colonização. O pior é que essa história não ficou no passado. No mês de junho de 2016, um índio foi morto e outros cinco ficaram feridos em conflitos com fazendeiros que não aceitam a demarcação de terras indígenas no Mato Grosso do Sul. Se quisermos um mundo mais justo, não podemos deixar isso acontecer.

09 – Dia Internacional dos Povos Indígenas

AS MULHERES

O caso da farmacêutica Maria da Penha, que ficou paraplégica depois que o ex-marido tentou mantá-la, serviu para a criação de uma lei voltada para acabar com a violência doméstica contra as mulheres. Infelizmente, mesmo depois do advento da lei, a violência contra a mulher no Brasil, ainda “ostenta” números absurdos.  Em 2015, cerca de 33% das mulheres que declararam sofrer violência doméstica revelaram ser agredidas diariamente, segundo a Central de Atendimento à Mulher (e esses são dados apenas da violência doméstica).  Basta de machismo! Devemos acabar com esse processo de violência.

07 – Dia Estadual da “Lei Maria da Penha”

Deixe uma mensagem