Lagoa da boa ideia foi pauta em reunião na câmara dos deputados de Pernambuco

por: Rafael Eduardo| Foto: Osvaldo Morais

A recuperação da Lagoa da Boa Ideia,em San Martin, foi o assunto de uma audiência pública realizada na Câmara dos Deputados do Estado de Pernambuco, no mês dezembro de 2015. No evento, foram discutidas alternativas para solução da situação de abandono do local, que vem sofrendo ainda com problemas de ocupação irregular.

Esse processo de ocupação vem causando danos ambientais. Considerando que se trata de um espaço com muito verde, é importante que seja revitalizado e preservado, contribuindo para a qualidade de vida da comunidade que reside em seu entorno.

A situação da Lagoa da Boa Ideia já foi abordada em reportagens anteriores do Infornativo. O problema vem sendo constantemente denunciado, desde o ano de 2014, pelo Movimento dos Amigos da Lagoa da Boa Ideia (MALBI).

“A gente vem denunciando, entre outras coisas, que todo o esgoto de San Martin vem sendo jogado na lagoa sem nenhum tratamento. Há também problemas com estacionamento de carros na região e criação de animais. Tudo isso leva a uma degradação ambiental e social”, afirma Josué Valdemar, um dos representantes do MALBI.

O grupo já apresentou representação sobre o problema a diversos órgãos, como o Ministério Público Federal, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Instituto B do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis-IBAMA e Ministério Público de Pernambuco.

Avaliando o problema, Josué defende que o poder público deve assumir seu papel e tomar atitudes para evitar mais desgastes ao meio ambiente.e. “Acredito que os gestores devem investir ali na drenagem e limpeza do local e também na educação ambiental, pois só com a educação vamos conseguir fazer com as pessoas passem a não poluir mais o local. Isso é importante, porque o estado em que a Lagoa da Boa Ideia está pode se tornar ainda mais foco de de doenças e contribuir para o aumento de epidemias como dengue, zika e chikungunya”, diz.

RESULTADOS DA REUNIÃO

Segundo Josué, o Governo do Estado se comprometeu a despoluir a Lagoa da Boa Ideia e a Prefeitura da Cidade do Recife irá promover ações através da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (EMLURB). Os órgãos já teriam um cronograma e recursos para ação que, provavelmente, acontecerá em 2016.

 

Deixe uma mensagem