Após 4 anos o compaz do Cordeiro iniciou as atividades

Este slideshow necessita de JavaScript.

por: Rafael Eduardo| Fotos:  Rede Social Compaz Ariano Suassuna

Demorou, mas finalmente o Centro Comunitário da Paz (Compaz), no bairro do Cordeiro, começou a oferecer seus serviços. Com obras iniciadas em 2013, o equipamento foi inaugurado em março desse ano.

A ideia do projeto da Prefeitura do Recife é oferecer um espaço, que englobe prática de esportes, artes, biblioteca, além de serviços de cidadania, visando atender  os 28 bairros da Região Oeste do Recife.

Para isso, o Compaz conta com uma estrutura formada por quadras poliesportivas cobertas, quadras de tênis, pistas de skate, piscina, ateliê de artes, além de diversas salas voltadas para a realização de cursos, oficinas e atividades lúdicas.

Entre os serviços presentes no local estão: Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor  (Procon), câmara de conciliação, mediação e arbitragem, sala do empreendedor, espaço de orientação para emprego e renda, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), orientações sobre o Prouni, junta militar, serviço de atendimento à mulher, além de programas de atendimento a dependentes de álcool e outras drogas.

Um dos destaques do Compaz é, certamente, a biblioteca. Contando com acervo de 5000 livros, o espaço também promove uma série de atividades com o objetivo de formar leitores. Entre essas ações, estão o “Piquenique Literário”, o “Leitura no colo”,  o “Troca troca de Livros”, o “Luau Teen” e o “Conta a Tua História” . Também através da biblioteca, os pais podem tomar emprestados kits de livros para ler para os filhos em casa.

Por isso, o espaço vem atraindo cada vez mais os jovens. “A gente vê que já tem muitos estudantes que vem para cá depois de largarem da escola, por acharem o lugar agradável e também por conta do espaço de leitura e das atividades oferecidas. Então, vemos que muitos adolescentes passam a tarde na biblioteca e a participação deles nas atividades tem sido positiva “, relata Magda Alves, uma das mediadoras do local.

A biblioteca ainda conta com uma Unidade de Tecnologia Educação e Cidadania (UTEC). “Nesses espaço, crianças e adolescentes  fazem atividades envolvendo leitura, arte e tecnologia. Isso amplia a formação deles em várias áreas, orientando sobre o uso do computador para facilitar a aprendizagem”, explica a monitora Viviane Silva.

A prática de esportes e danças também é amplamente promovida no Compaz. Entre essas atividades estão  basquete, futsal, vôlei, handebol, futebol de campo, natação, hidroginástica, ginástica, baseball, capoeira feminina, tênis, dança clássica e dança de salão.

“Estou achando esse espaço ótimo. Contribui muito positivamente para a formação da criança de maneira geral. Eu espero que a população entenda isso e ajude a preservar “, diz Alexandra Lins, moradora do bairro dos Torrões, que leva a filha para a prática de Ballet, no Compaz.

“Aqui tem uma estrutura muito boa, que faz a pessoa se sentir bem. Isso também ajuda as crianças a se desenvolverem, oferecendo atividades que ocupam o tempo delas”, afirma Joseane Lopes, também moradora dos Torrões, que leva o filho para o futsal.

Mas não é só para crianças e adolescentes que as atividades são voltadas. Os adultos também podem participar de muitas ações. Joseane Lopes, por exemplo, participa do curso de artes manuais. “Venho todas terças e quintas feiras e já aprendi muita coisa. A professora é muito prestativa”, conta. No Ateliê, onde é oferecido a atividade de artes manuais, também são oferecidas oficinas de arte popular, pintura, costura e bordados, customização, criação e montagem, exposição e comercialização de produtos.

Por conta dessa diversidade e qualidade, as atividades tem gerado satisfação não só para os pais, como também para as crianças e adolescentes. “Faço natação aqui e é muito bom, por isso tenho vontade de participar de outros esportes. Quero praticar também futebol de campo”, diz Yago Barbosa (12 anos).

Outras atividades oferecidas no Compaz são biodança, yoga, tai chi chuan, meditação, além de cursos de idiomas (inglês, espanhol, alemão, francês e italiano). O Compaz também recebe eventos voltados para o empreendedorismo,  cinema e outras áreas. Na agenda do mês de junho, por exemplo, está incluída a exibição de dois filmes pelo “Cine Compaz”. São eles: “Sonho Impossível” (08/06) e “A lei Maria da Penha em Cordel” (22/06).

Deixe uma mensagem